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IMPACTO ECONÔMICO DA INDÚSTRIA DE RECAPAGEM

Os pneus recapados são uma prática comercial econômica e ecológica que, além disso, contribuem para criar empregos e valor para a economia.

 

Autor: Josh Abell, PhD

Os pneus recapados são remanufaturados com a aplicação de uma nova banda de rodagem na carcaça, o que estende sua vida útil, normalmente entre 1 e 2 vezes. 1 O processo de recapagem é similar ao da fabricação de pneus novos, pela aderência de diversos componentes utilizados em um processo de vulcanização da borracha. A recapagem de pneus constitui uma cadeia de valor de vários passos em que empresas importantes como a Bridgestone se encarregam de fabricar a borracha da banda de rodagem, e depois as carcaças são inspecionadas e o pneu é remanufaturado em um dos mais de 600 centros independentes em toda a América do Norte. Muitas destas fábricas de recapagem são um meio de sustento ao gerar empregos em comunidades urbanas e rurais.

Em 2016, estimava-se que o mercado de substituição de pneus comerciais nos Estados Unidos fosse de aproximadamente 33 milhões de unidades anuais, das quais quase metade (14,5 milhões ou 44 %) foram recapados. 2 Em um relatório de 2008 realizado pelo Departamento de Engenharia de Fabricação da Universidade de Boston, a indústria de recapagem representou o maior setor de remanufatura nos Estados Unidos, que contribui significativamente com a economia em geral. 3 O modelo econômico sugere que as atividades combinadas da indústria de recapagem contribuíram com um valor de U$28,4 bilhões para a economia norte-americana e promoveram 268.000 empregos diretos, indiretos em 2016. 4 A indústria é impulsionada por pequenas e médias empresas locais que atendem as necessidades de produtos e serviços da indústria do transporte ao proporcionarem uma excelente relação custo-benefício e permitirem que continuem na estrada.

Os pneus recapados são uma prática comercial econômica e ecológica. Os pneus recapados trazem uma economia significativa nos custos (até U$3 bilhões por ano) para as frotas ao maximizar a utilização das carcaças e prolongar a vida útil do pneu. 5 Além disso,  os recapados custam até cerca de 50% menos que os pneus novos equivalentes e muitos têm o mesmo desempenho que os pneus premium novos. 

Os benefícios da recapagem vão além da economia nos custos. A fabricação de pneus recapados requer menos matéria-prima e menos energia em comparação com os novos, o que beneficia o meio ambiente. 5 Além disso, os pneus recapados evitam que uma grande quantidade de resíduos sólidos chegue aos aterros; na Califórnia7 tem sido evidenciado que isso não somente tem um impacto positivo no meio ambiente, mas também na economia. O desafio que a indústria da recapagem enfrentará daqui em diante será o de aumentar o uso de pneus recapados ao demonstrar o valor que trazem para a economia em geral e os impactos ambientais para nossa sociedade.

  1. Análise de dados da Bridgestone BASys Manufacturing de mais de 700.000 pneus durante um período de 12 meses a partir de junho de 2016 sobre a quantidade média de vezes que um pneu foi recapado usando uma carcaça premium.
  2. Ulrich, Bob. "Dados de 2017: visão geral" Modern Tire Dealer. Ene. de 2017: 26-44. Texto impresso.
  3. Hauser, W. y Lund, R., Remanufatura: práticas e estratégias operacionais, Departamento de Engenharia de Fabricação, maio de 2008. Texto impresso.
  4. A Bandag pediu para o Centro de Sustentabilidade e Comércio da Universidade Duke implementar o modelo econômico IMPLAN a fim de determinar o impacto que os pneus comerciais recapados têm na economia da América do Norte. No devido tempo, será publicado um relatório mais completo.
  5. "Sobre a recapagem", Tire Retread & Repair Information Bureau, TRIB, 2013, http://www.retread.org/about-retreading.
  6. http://americamovesbytruck.com/rollingresistance.php - Último acesso: 28/11/17
  7. JUNTA INTEGRADA PARA O TRATAMENTO DE RESÍDUOS "O desvio é bom para a economia: pontos principais de dois estudos independentes sobre os impactos econômicos do desvio na Califórnia", mar. de 2003. Texto impresso. O impacto econômico do desvio de resíduos por tonelada é duas vezes maior do que a eliminação de resíduos em um mercado que está desenvolvido e financiado em prol da reciclagem.