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PNEUS RECAPADOS VERSUS PNEUS NOVOS: CUSTO, SUSTENTABILIDADE E SEGURANÇA

O debate entre pneus recapados e novos na maioria das vezes se resume a tomar a decisão certa para cada caminhão específico dentro de cada frota. Entender os prós e contras de cada um e fazer a manutenção adequada enquanto estão em uso e fazer uma inspeção quando retirá-los de serviço pode te ajudar a tomar a melhor decisão para a administração de sua frota. 

Ainda que pudéssemos supor que os pneus novos durassem mais que os recapados, os estudos demonstram que tanto os novos como os recapados são igualmente vulneráveis à falhas e que a manutenção dos pneus é fundamental para um desempenho excelente.

Ao comparar os pneus recapados com os novos, muitos administradores de frotas afirmaram que substituir os pneus para caminhões que estavam desgastados por outros novos é muito benéfico. Os pneus e seus materiais são novos; portanto, acreditam que os pneus estejam longe de qualquer necessidade de possíveis reparos ou problemas de qualidade porque não têm nenhum desgaste pelas condições da estrada ou do clima. Alguns administradores de frotas também afirmaram que substituir os pneus desgastados pela estrada por novos é mais seguro para sua frota, e citaram o aumento do amortecimento e desempenho como alguns dos principais benefícios. Outra opinião comum é que os pneus novos têm um rendimento melhor da gasolina do que os pneus recapados, já  que a nova carcaça e as capas de suporte proporcionam um rodar macio na estrada. Entretanto, ao ser classificada, uma banda de rodagem da marca Bandag supera a maioria dos pneus novos e recapados em eficiência de combustível.

Com o patrocínio da Administração Nacional de Segurança do Trânsito nas Estradas dos EUA, pesquisadores da Universidade de Michigan realizaram um estudo completo sobre a segurança dos pneus para caminhões nos EUA. Dessa forma, descobriram que os perigos rodoviários e as condições operacionais, como a baixa pressão dos pneus, eram as causas principais de falhas e que tanto os pneus novos como os recapados eram vulneráveis a elas. O estudo coletou aproximadamente 39.000 kg de carcaças de borracha/pneus e resíduos provenientes de pneus novos e recapados dentro de cinco estados: Arizona, Califórnia, Flórida, Indiana e Virgínia. Especialistas em pneus examinaram as amostras para determinar o tipo de pneu e a causa da falha. Os três motivos principais pelos quais as carcaças foram retiradas de serviço em paradas de caminhões foram: perigos rodoviários (32%);atores operacionais de manutenção (30%) e o funcionamento com deformação excessiva (14%). A análise dos fragmentos de pneus encontrados na estrada revelou que os principais motivos de sua condição eram por volta de 39% por perigos rodoviários e cerca de 30% devido ao excesso de calor.

OS PNEUS RECAPADOS SÃO MAIS RENTÁVEIS DO QUE OS NOVOS?

Nas mesmas condições de consumo de gasolina, é possível comparar o custo dos pneus novos e ver que podemos ganhar um pouco de eficiência de custo com os pneus recapados. Se quiser tentar reduzir a margem de preço comprando pneus baratos, deve levar em conta que uma combinação de pneu recapado de primeira qualidade pode durar até 500% mais que os pneus novos de muito baixo custo utilizados somente uma vez. A calibragem dos pneus, a profundidade da banda de rodagem e o consumo de combustível formam parte do quebra-cabeças quando se trata de economizar dinheiro. Ao fazer a manutenção dos pneus e calibrá-los corretamente, os administradores de frotas podem economizar em seus gastos de combustível.

OS PNEUS RECAPADOS SÃO MAIS SUSTENTÁVEIS QUE OS NOVOS?

Quer levar em consideração a sustentabilidade e o meio ambiente no custo dos pneus através da recapagem? Os materiais reutilizados e reciclados durante o processo de recapagem contribuem para a economia circular; somente 1/3 das matérias-primas utilizadas em comparação com os pneus novos, o que contribui para uma sustentabilidade maior. 

A recapagem é um dos exemplos mais antigos de energia circular, já que o pneu desgastado é recuperado para evitar que vire resíduo e é consertado para sua reutilização em um veículo comercial. Quando não é mais possível recuperar o pneu desgastado para uso seguro, os materiais são reciclados para seu próximo ciclo de vida. Desde 1957, evitamos que aproximadamente 300 milhões de pneus fossem descartados, ao mesmo tempo que ajudamos a reduzir os custos operacionais das frotas com recapados com desempenho de pneus novos por apenas uma fração do valor. 

OS PNEUS RECAPADOS SÃO TÃO SEGUROS QUANTO OS NOVOS?

A resposta é: SIM. Entretanto, a resposta honesta para isso é que as principais causas de falhas dos pneus são os perigos da estrada e a baixa pressão dos pneus, não se o pneu é recapado ou não. O estudo da Universidade de Michigan descobriu que os três motivos principais pelos quais as carcaças foram retiradas de serviço em paradas de caminhões foram: os perigos rodoviários (32%), os fatores operacionais de manutenção (30%) e o funcionamento com deformação excessiva (14%). A análise dos fragmentos de pneus encontrados na estrada revelaram que os principais motivos de sua condição eram por volta de 39% por perigos rodoviários e cerca de 30% devido ao excesso de calor. 

Podemos dar a mesma resposta para a pergunta de quanto duram os pneus recapados. Tudo se resume à manutenção do pneu, que é fundamental para um desempenho excelente. Os resultados do estudo revelaram que o monitoramento da pressão dos pneus é parte essencial da manutenção preventiva, assim como as inspeções regulares do estado das bandas de rodagem e carcaças. Os programas integrais de administração de pneus como o IntelliTire da Bridgestone reduzem significativamente a probabilidade de falhas na estrada e prolongam a vida útil do pneu.

COMO OS ADMINISTRADORES DE FROTAS DECIDEM UTILIZAR PNEUS RECAPADOS AO INVÉS DE NOVOS?

Sua própria pilha de resíduos pode te ajudar a saber mais sobre o que sua frota encontra na estrada e ajudar na prevenção e nos reparos. Entender por que os pneus foram retirados de serviço te ajudará a tomar decisões melhores na hora de comprar pneus novos ou recapados para seus veículos. A informação pode ser uma vantagem para obter mais quilômetros de cada pneu.

44% dos pneus comerciais em funcionamento são pneus recapados, e 90% das grandes frotas dos EUA e Canadá utilizam pneus recapados de alguma maneira, por isso é evidente que são uma opção viável na hora de equipar sua frota para seu funcionamento.

Os pneus recapados com manutenção adequada oferecem até cerca de 30% a menos de custo em comparação com os pneus novos para um desempenho similar, quilometragem e rendimento comparáveis ao de pneus novos de primeira qualidade por uma fração do custo, e uma confiabilidade e desempenho similares ao de pneus novos.

Conhecer sua frota e fazer um acompanhamento da manutenção e uso dos pneus são as melhores ferramentas para escolher a opção correta entre pneus recapados e novos.

Encontre um distribuidor Bandag que te ajude a tomar a decisão certa para minimizar o tempo de inatividade e maximizar a rentabilidade e segurança de seus veículos.